O presente Relatório trata da auditoria operacional levada a efeito para avaliar o acesso da população às Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) da rede pública de saúde do Distrito Federal em 2013 (Processo nº 31900/2013).
Sobre a Auditoria
Nos termos da Resolução nº 7/2010 da ANVISA, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é uma área crítica destinada à internação de pacientes graves, que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, monitorização e terapia.
A Portaria nº 1.559/2008 – GAB/MS instituiu a Política Nacional de Regulação, processo pelo qual cada unidade federada disponibiliza o atendimento especializado com a garantia do acesso baseada em protocolos, classificação de risco e outros critérios de priorização.
As ações locais de regulação começaram a ser implementadas em 2006, quando foi instituída a Central de Regulação de Internação Hospitalar (CRIH) e estabelecidos diretrizes e critérios para admissão e alta em UTI. Posteriormente, com a criação do Complexo Regulador do Distrito Federal (CRDF), a CRIH passou a integrar o Complexo.